Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Depoimento para o Projeto Medicina!




"Oi, meu nome é Vivian e tenho 18 anos. Desde os meus 5 anos de idade - pode soar clichê, mas é a verdade - esse foi o meu sonho, me tornar médica e fazer o bem. Nunca me imaginei fazendo outra coisa. Sempre que me perguntavam sobre qual seria a minha profissão, ser médica estava na ponta da língua. Assim que cheguei ao ensino médio, com 15 anos, mudei de colégio em busca da melhor base. Sempre soube que a jornada para alcançar este sonho seria árdua, mas força de vontade e - o mais importante - fé jamais me faltaram.

Todos os dias eram uma luta travada comigo mesma e com esse sonho. E em cada dia desse, eu estava no site do Projeto Medicina, em busca de mais e mais exercícios. No segundo ano do ensino médio fiz o meu primeiro ENEM, sem pretensões de ser aprovada, mas apenas por experiência. Não tinha nota ao menos para Enfermagem, mas consegui uma aprovação em Nutrição. Foi a minha
primeira conquista - e numa Federal. E assim começou o último ano do ensino médio e do colégio - o terceiro ano.


Sabia que essa era a minha oportunidade de dar o meu melhor por aquele sonho. Abri mão de viajar com meus pais, de sair com meus amigos, de ver as minhas séries favoritas. Tudo pela Medicina. Tudo pelo sonho de chegar lá. No meio do ano fiz um vestibular para Odontologia - como experiência mais uma vez - na Universidade Tiradentes (UNIT -particular) pois a nota era próxima da de Medicina e não havia a opção para MED naquele momento. E bem, de 50 vagas, consegui a décima oitava colocação. Mais uma conquista. Mas a luta ainda continuava. Eu não queria Nutrição, Odontologia ou qualquer outro curso. Eu queria Medicina e não desistiria desse sonho.


Foram horas e horas de estudos, manhã, tarde e noite. Sem jamais fazer cursinho. Frequentava o colégio pela manhã, estudava ao máximo - e sozinha - em casa durante a tarde e à noite, de domingo a domingo. Nos finais de semana sempre havia simulados no colégio e lá estava eu, me preparando, me esforçando para alcançar meu sonho. Em novembro fiz vestibular na Bahiana de Medicina - o vestibular mais temido - e consegui ser aprovada na primeira fase. Fiz a segunda fase - aberta - e fiquei aguardando o resultado. Tinha me inscrito para o vestibular de Medicina da UNIT que foi em dezembro.


Três dias (domingo, segunda e terça) intensos de provas, com filas enormes e mais de uma hora para entrar no campus. Na segunda-feira saiu o resultado da Bahiana, mas não foi a minha vez. Chorei muito. Mas não me desesperei. Tinha um novo dia pela frente. Uma nova oportunidade na terça-feira. Fiz o último dia de provas na UNIT e na quinta-feira - 4 de dezembro de 2014 - saiu o resultado. E lá estava meu nome. Na lista de aprovados. Eu estava entre os 100 aprovados de mais de 1000 inscritos! Eu consegui.


Eu era uma estudante de Medicina! Todo o esforço tinha valido a pena. Todo aquele ano tinha valido a pena. A primeira estudante de Medicina da família, a futura médica. Eu consegui de primeira! Consegui a aprovação em Medicina cursando o terceiro ano normal e sem fazer cursinho! E se na segunda feira eu chorei por não ter conseguido na outra Universidade, da quinta feira em diante eu só queria saber de sorrir e agradecer. Não era uma conquista só minha, mas de todos aqueles que estavam comigo. Meus pais - que sempre me apoiaram e jamais me pressionaram - meus amigos - que sempre acreditaram em mim - e meus professores.


Toda essa experiência, eu aprendi que um dia a gente chora, chora de ficar sem voz. Mas a gente precisa se reerguer, traçar um objetivo e jamais se esquecer dele. A gente precisa ter fé e lutar pelo bem, pelo amor e pelos nossos sonhos, por mais impossíveis que eles pareçam ser - porque, na verdade, nada é impossível quando se tem fé e força de vontade. Nada pode comprar a felicidade que eu senti ao ver meu nome escrito na lista dos aprovados! Nada pode comprar o orgulho estampado nos olhos dos meus pais! Hoje sou MUITO feliz por saber que eu consegui, que eu sou capaz e que logo estarei estudando Medicina numa Universidade incrível e fazendo aquilo que eu amo. 
Daqui em diante, sei que a batalha será árdua, mas tenho fé que mais uma vez todo o esforço valerá a pena!

Com o resultado do ENEM 2014, mais uma surpresa boa veio pra mim. Não consegui o lugar em MED numa Federal, mas consegui décima sétima colocação em Enfermagem - sendo que no outro ENEM eu mal tinha nota pra esse curso. Isso foi mais uma conquista da vida, mais uma benção. E sabe? Não importa o que te digam nessa jornada. Não importa quantas vezes você precise enfrentar o vestibular. Não importa se você tem mil concorrentes. Não importa se você está cansado ou com medo de não conseguir. Porque se você quer, você tenta e você consegue! Tenha fé nisso e não desista!

Um dia - pode ter certeza - todo o esforço valerá a pena e você fará parte de algo muito especial, a Medicina.

Vivian Maria Silva Santos, mora em Aracaju-SE. Aprovada nos cursos de Nutrição na UFS (ENEM 2013), Enfermagem na UFS (ENEM 2014), Odontologia (UNIT 2014.2) e Medicina (UNIT 2015)."
Esse foi o meu depoimento sobre toda essa experiência que eu vivi como vestibulando de Medicina! Podem conferir também lá no site do Projeto Medicina! http://projetomedicina.com.br/site/projeto/artigos/992-depoimento-vivian-santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e troque ideias comigo! Vou adorar :)